segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
domingo, 17 de janeiro de 2010
Velando pelas amizades

- um lenço diante das lágrimas...
- um companheiro na tribulação...
- uma palavra na hora difícil...
- uma vela na tempestade...
- um oásis no deserto...
- uma luz na escuridão...
Você conhece Jesus como amigo? Sabia que Ele quer ser seu amigo de todas as horas? Num dia em que os discípulos estavam tendo mais admiração por Ele como Senhor, fê-los a proposta de ser amigo deles, dizendo que um amigo "dá-se a conhecer". Um amigo revela as fraquezas e está presente em todas as suas. A psicologia diz que ao longo de uma vida média de setenta anos, teremos, no mínimo três amigos. Em trinta e três anos de vida, Jesus teve três amigos. Pedro, Tiago e João. Cada um deles com suas fraquezas, com seus temperamentos e com sua forma de mostrar a Ele que lhes era amigo. Nas alegrias, estiveram com Ele. Nos milagres, celebraram-lhe, mas a caminho do calvário, negaram-lhe. Sei que Jesus é o nosso melhor amigo, mas será que temos correspondido essa amizade? Será que podemos afirmar que somos amigos de Jesus como Ele é para nós?
Quero concluir essa palavra de hoje com alguns ensinamentos bem práticos para nossas vidas:
- Os amigos que temos tem a nossa cara. Atraímos pessoas amigas parecidas conosco.
- O tamanho da amizade é primariamente definido pela amizade que dispensamos.
- A quantidade de amigos que temos é seletivamente escolhida por nós. Ou seja, temos a quantidade de amigos que escolhemos.
Um conselho: sempre puder, ore pelos seus amigos. Eles ser-lhe-ão gratos por toda a vida.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
O Mais Importante
Agradecidos
Paz
O Melhor Lugar do Mundo
Pergunte para Jacó; ele sabe responder. Num dia em que sua família sentiu vontade de voltar para casa, ele sentiu um nó descer em sua garganta. Há alguns anos atrás, ele tinha saído de casa fugido por que roubara a benção de seu irmão. Seu irmão prometeu que onde ele o encontrasse, com certeza o mataria.
Na volta para casa, ele tenta comprar o perdão de seu irmão enviando-lhe muito gado, ovelhas, camelos, mas nada disso conseguiu aplacar a ira de Esaú. Numa investida com quatrocentros homens, é Esaú que vem ao encontro de Jacó. Num determinado trecho da viagem, Jacó pára e entende que é necessário falar com Deus. Faz passar tudo o que possuía, mulheres, gado, camelos, bagagens, filhos, ficando ele só. Em dado momento, um ser do céu aparece e começa a lutar com Jacó. Não sei descrever os detalhes daquela luta, mas sei que parece com muitas das que enfrentamos todos os dias.
Seja por meio da doença, do desemprego, do filho perdido, do pai esquecido, da família desamparada, da dor, da angústia, da depressão, todos nós conhecemos um pouquinho do que é fazer passar tudo o que possuímos. Ficamos a sós com Deus. Mas aqui é que tudo começa.
Ficando a sós com Deus, nos derramamos em seu altar, encontramos a verdadeira razão e existir e de fazer. A intimidade com Deus aflora quando, semelhante ao psicólogo, ele nos pergunta: conte como você está? O altar de Deus é o seu divã, o lugar onde contamos todas as nossas queixas, nossas dúvidas, nossos anseios.
No altar de Deus não lugar para mentiras...
Nem para hipocrisia...
Nem para desculpas...
Só há espaço para a verdade.
Falar como nos sentimos é o primeiro passo para a verdade. Na presença augusta de Deus, as máscaras caem e somos o que somos e nada mais. O mentiroso não consegue enganá-lo. A hipocrisia não lhe convence e as desculpas são simplesmente desculpas.
O melhor lugar do mundo é o altar de Deus e ter a nossa vida nele é a maior realização que um homem pode obter. Ali...
Nem a melhor casa do mundo se compara com a sua grandeza
Nem o melhor carro do mundo traz mais emoção
Nem as melhores férias consegue suprir as lembranças daquele lugar.
Vida no altar. Quer experimentar o melhor de Deus para sua vida? Tire um momento só com Ele. Sozinhos: você e Deus. Duvido que você tenha pressa de sair.
A Fé
Confiar em Deus
Seja qual for a sua escolha, a dEle é sempre melhor. Confie.
Ele é o Centro
"A vida nos prega peças". É o que todos dizem quando algo não planejado acontece. Mas quando temos Deus como o Centro de nossas vidas, esse ditado fica sem sentido. Em seus cuidados eternos, Deus não abandonou a raça humana como alguns pregam. Ele fez tudo conforme o seu conselho. Em sua inteligência não existe a palavra "inesperado". Tudo acontece conforme o planejado. Ele mesmo não fica desesperado ou admirado quando algo ruim acontece. Ele tem tudo sob controle.
Podemos ter atitudes que demonstram o quanto cremos nessa verdade. Alguns insistem em viver em torno de seus próprios desejos. Aí, a cada sonho não concretizado, a cada erro cometido, a cada desgraça sucedida, eles culpam Deus. Sua filosofia? O sucesso é por minha causa e as desgraças são culpa de Deus. Quanto vale isso na prática?
O que faz uma mãe cantar louvores a Deus no funeral de seu filho? O que faz um homem ir à Igreja quando não tem nada para comer em casa? O que faz um canceroso orar a Deus para que alivie a dor dos outros? O que é isso? A resposta para essas e outras semelhantes perguntas é só uma: Deus é o Centro!
Quando Ele é o centro as dificuldades convergem para Ele. Lembra dos discípulos no meio do mar da Galiléia? Ventos terríveis que açoitavam aquele barco, mas no meio do caos, Ele apareceu e tudo se transformou em bonança. E de Jó, você se lembra? Tanto tempo sofrendo com aquela doença que parecia uma lepra cancerosa, enlutado pelos seus filhos, abandonado pela fé de sua mulher, incriminado pelos seus amigos e quando o melhor lhe era a morte, Deus fala com Ele do meio de redemoinho. Que alegria para os cansados discípulos e que alívio para o sofrido Jó!
Deus como o centro é focá-lo acima de outras luzes. Nicolau Copérnico esqueceu disso. Em suas pesquisas ele descobriu que a Terra era o centro do universo. Que engano! A vida de muita gente gira em torno dele mesmo. São os astros do universo, a estrela mais brilhantes, o eixo central da galáxia. Essas pessoas, por mais especiais que sejam, são vazias. Vale mesmo a pena ser um centro vazio? Responda você.
O dia de hoje marca o início de uma etapa de nossas vidas. Os próximos 365 dias serão vividos um após o outro. Não adianta querer ver o final deles por que não vai conseguir, mas podemos decidir como esses dias serão vividos.
Se o "eu" for o centro, o final deles será arruinado. Projetos fracassarão, pois à parte de Deus, ninguém é nada nem pode fazer nada. É remar contra a correnteza, é acelerar em marcha neutra, é "procurar num quarto escuro um gato preto que não está lá", é escrever na parede de uma cela a palavra "liberdade". Nada adianta.
Agora, se Deus for o centro, o mais terrível caos pode se transformar na mais alegre lembrança. O imprevisível acontece. Faça o teste. Agora, peça a Ele que sente no trono de sua vida e que lhe dirija os passos para que tudo o for fazer seja para seu louvor. Afinal, Ele é o Centro!
sábado, 2 de janeiro de 2010
Medo de Honra
LIVRE, MAS LIMITADO
Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...