quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Honrar a Deus

Planos. Porque será que são tão difíceis de sair do papel? Como pode alguém ensinar que tudo depende de um pensamento positivo? A gente planeja, coordena e pensa nas várias coisas que podem ser alteradas, mas o resultado sempre (ou quase sempre) nos desencoraja a tentar de novo.

Por isso, esse ano eu resolvi tentar diferente. Criei um jeito especial de fazer as coisas darem certo. Achei interessante quando ouvi um pregador com medo em cima do púlpito da Igreja dizer: "Senhor, honra-me para que eu honre o teu nome!" E acho que encontrei a fórmula certa para vencer sempre: HONRAR A DEUS!

Para alguns isso não é novidade. Honrar a Deus é dar o primeiro lugar a Ele, é ser devoto, é entregar a vida à orientação dEle. Mas o que eu descobri é que eu não preciso fazer somente o que as outras pessoas fazem. Posso fazer diferente.

Jesus disse: "Onde estiver o teu tesouro, ali estará também o teu coração". Deus se importa com tudo o que fazemos se conseguimos, por meio disso, honrá-lo! Olhe para as Escrituras: Israel durante séculos honrou a Deus com tudo. Cada animal do campo que nascia, cada nova colheita, cada filho que saía de suas entranhas, as festas mensais, feriados, refeições, roupas, corte de cabelo, famílias, casas... tudo trazia a idéia: Isso é para honrar a Deus!

Hoje isso me devora porque às vezes omiti demais, tentei glorificar a mim mostrando aos outros que tinha capacidade, mas nas palavras de Paulo, "a nossa capacidade vem de Deus".

Pense por um momento: se transformarmos isso em costume (honrar a Deus)? A faculdade, o trabalho, a família, os amigos, a sociedade, e tentar, cada vez que estivermos nesses ambientes, honrar a Deus, fazer disso um estilo de vida... Isso mesmo, viver para honrar a Deus.

Cada passo que eu der...
Cada palavra que eu falar...
Cada pensamento que eu imaginar...
Cada gesto que eu fizer...
Será para honrar a Deus e fazer com que tudo o que há em mim honre o Senhor.

Eu consigo honrar o meu trabalho porque ganho o salário no final do mês.
Consigo honrar os amigos porque desfruto de suas amizades.
Consigo honrar a minha família porque, sob juramentos, fiz votos.
Porque não consigo honrar ao Deus que me trouxe à existência, que me amou antes que eu nascesse, que me resgatou para ser seu filho, que trouxe razão à minha vida? Não receberia de mim a honra merecida?

Fiz uma proposta a mim mesmo de reservar neste ano um tempo diário com Deus. E posso dizer: o ambiente está diferente. Quando valorizamos a Deus em nossas vidas como o bem mais precioso, Ele se sente honrado.

Quero fazer dEle o Centro, a Razão e o Primeiro de tudo.
Fazer uma oração e sentir Ele me respondendo naturalmente.
Cantar uma canção e ouvi-lo bater palmas de alegria.
Ouvir suas histórias de amor e me sentir constrangido.
Deitar pra dormir e dizer o que o salmista dizia: "Bendito o Senhor me aconselha, porque até enquanto durmo, a minha alma me ensina". À noite, mesmo dormindo, estarei aprendendo com Ele sobre as coisas que não deu tempo de falar durante o dia. Aleluia!

Resolvi colocar abaixo uma canção, do Arautos do Rei, que fala do trono do viver, e que nesse trono só tem lugar pra um, e no meu é o Senhor quem reina. Deixa Ele reinar no teu também. Paz, muita paz!

No trono do viver, só existe lugar pra um. Lugar de quem governa todo o ser.
No trono do viver só pode haver um Senhor. Se forem dois, um será amado e outro rejeitado.

Vem, decide agora, quem vai ocupar o seu coração, mas lembre:
Se Ele não for o primeiro em seu coração, então já não é mais nada, não passa de uma ilusão.
Mas se Ele for o primeiro, o seu companheiro, motivo do seu existir:
Você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.

Um novo dia vai nascer pra você e pra mim, depende de aceitar Jesus no viver
É hora de beber da fonte da vida. Você verá que em Jesus existe plena alegria

Vem, decide agora, quem vai ocupar o seu coração, mas lembre:
Se Ele não for o primeiro em seu coração, então já não é mais nada, não passa de uma ilusão.
Mas se Ele for o primeiro, o seu companheiro, motivo do seu existir:
Você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.

Não há batalha perdida, com Cristo. Ele mesmo triunfou, lá na cruz.
Com o sangue já provou que nos ama. Se o coração não for dele, não será de mais ninguém.

Se Ele não for o primeiro em seu coração, então já não é mais nada, não passa de uma ilusão.
Mas se Ele for o primeiro, o seu companheiro, motivo do seu existir:
Você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.
Você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.

(Arautos do Rei)

10 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite ...
Me chamo Rosana, estava tendo uma conversa on line com um amigo sobre como honrar a Deus e resolvi buscar artigos na internet sobre o assunto , gostaria de parabeniza-lo pelas suas palavras são lindas e respondeu o que eu estava me questionando ...

Nilonei Ramos disse...

Deus te abençoe, santa. A Palavra de Deus supre qualquer anseio da alma.

Tenha paz em Deus!

Unknown disse...

a paz irmão em Cristo Jesus.
muito bom que continuamos nesta graça e apredendo a honrar a DEus sempre.

banda apocalipse Arapoti Parana

Nilonei Ramos disse...

Honrar a Deus é uma posição de vida. É atitude. É tomar a decisão de não desmerecer a atenção de Deus. Não gosto de usar o termo em relação a Deus, mas é não decepcioná-lo (pode alguém decepcionar a Deus?). É fazer de tudo para que em tudo o seu nome seja lembrado.

Que Deus nos ajude nessa missão.

Paz a todos!

Unknown disse...

Olá, Irmão! Estou preparando uma meditação para juvenis e adolescentes que estão acampando hoje. Pensei em fazer algo bem espalhafato, do jeito que eles gostam, mas resolvi colocar no google "honrar a Deus devocional"; teu artigo foi o primeiro a surgir. O SENHOR te abençoe. Obrigado por haveres decidido honrá-Lo, isto faz diferença para outros que desejem o mesmo. Ainda que eu não dependa das tuas escolhas para honrar a Deus, certamente a tua decisão de fazê-lo, conforta o coração de outros que O buscam. Até a Vinda! Paz no SENHOR.

michele abiorana disse...

Niloney, tudo bem?
Quanto tempo..
Desde a primeira vez que li sobre como honrar a Deus, gostei muito dessa palavra, até passei para uma amiga minha...
Citei a fonte ta.
Paz querido.
Michele Abiorana

Anônimo disse...

eu sou grata a DEUS por usar vc pra falar comigo pois tenho recebia palavras que mim dizem honra a DEUS e Ele te honrara e ao pesquisar realmente mim maravilhei ao ler o que vc escreveu hoje eu encontrei a resposta certa amem

Anônimo disse...

sei que preciso colocar de verdade sabe DEUS na minha vida e farei a diferença muito obrigada sou Ana Paula Borges

Anônimo disse...

Deus abençõe ricamente sua vida! As palavras foram todas desenvolvidas e quando lidas foram de resposta a aquilo que ficou nítido: o que Deus quer ...

Unknown disse...

Palavra maravilhosa

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...