segunda-feira, 21 de julho de 2008

Segurança

Na última semana, nossa cidade sentiu a insegurança na pele. Depois de uma greve lançada pelas esposas de militares, a cidade ficou um caos. Foram registradas sentenças de ocorrências e nenhuma delas foi atendida. Vários homicídios, roubos, assaltos, violência, vandalismo, parecia que estávamos vivendo cenas de filme. A população aterrorizada, se recolheu mais cedo e temeu pela própria vida. O tempo passou. Tudo voltou ao normal e todos puderam ter um sono tranquilo. Mais ou menos...

Enquanto escrevo isso, minha mente me transporta para o Salmo 127. "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela". Nossa segurança, por mais falha que seja, traz um ideal de como deve ser o céu. Jesus falou disso. "Não acumulem tesouros na terra. Aqui existem ladrões e a traça pode acabar com tudo. Guardem a riqueza de vocês no céu. Lá não existe ladrões nem a traça pode corroer".

Aqui na Terra...
Cadeados trancam as portas...
Portões eletrônicos agilizam a volta ao lar...
Fechaduras reforçam a tranquilidade...
Cercas elétricas espantam o ladrão...
Seguros de vida dão espectativas aos que ficam quando nós formos...
Policiais armados madrugam enquanto nós dormimos...
Mas ainda assim, "...se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela".

É triste pensar nisso, mas é isso mesmo. Nossa segurança não está em nada desta Terra. Ninguém pode nos garantir segurançã "se o Senhor não guardar a cidade".
Mas lá no céu...
Não precisaremos de policiais... os olhos do Senhor contemplarão a todos...
Não precisaremos de portões... a cidade é cercada por Deus e só tem um portão no meio...
Não sentiremos falta de cadeados, fechaduras, câmeras de segurança...
Ali a segurança é total. O céu é o lugar mais seguro do universo.

Acho que era isso que Paulo tinha em mente quando exortava, dizendo: "Pensem nas coisas de cima e não nas que são de baixo". Enquanto a gente pensa nas coisas de cima, temos ânimo de continuar lutando. Nada de nós mesmos pode dar certo. Nenhum projeto se eternizará, nenhum ideal se consolidará "se o Senhor não...". Jesus reforça ainda mais essa palavra quando diz: "Sem mim, nada podeis fazer". N-A-D-A!

Não vou mentir dizendo que não tenho sonhos, mas vou depender mais de Deus para construir cada um deles. Vou me esforçar ao máximo, darei meu sangue por cada ideal, mas quero que Deus seja meu arquiteto e engenheiro. Quero conhecer sua vontade para...

O alicerce: o risco de uma pedra errada pode ser fatal.
A qualidade do material: se minha vida for construída por motivos egoístas, coitado de mim.
O teto. sob a cobertura de Deus, minha vida alcançará os lugares mais lindos e o meu céu será sempre azul.

Quero depender de Deus. Mais que hoje. Todos os dias da minha vida.

Um comentário:

André de Araújo Neves disse...

Excelente esta mensagem, muito edificante mesmo...

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os seus construtores", é também uma outra faceta do mesmo ensinamento. Temos que confiar em Deus para tudo, simplesmemente TUDO o que fazemos, dependendo d'Ele para cada detalhe dos nossos empreendimentos, seja na nossa vida pessoal, profissional, familiar ou ministerial.

Portanto, entreguemos tudo a Ele, deixando-O reinar sobre nós, e assim, e somente assim, teremos total segurança de que "Ele é fiel e poderoso" para guardar o nosso depósito até aquele grande Dia, o dia em que O veremos face a face!!!

Soli DEO Gloria