segunda-feira, 5 de julho de 2010

Meio dos Anos


Temos alcançado de Deus a graça de chegar a segunda metade deste maravilhoso ano. O mês de julho é sempre desafiador. Representa a metade dos projetos, dos ideiais, dos prazos, dos vencimentos, das validades. Quem chega ao mês de julho sem ter iniciado o que planejou em janeiro, deve rever bem o que quer. A obra de Deus de igual modo.

A Bíblia está cheia de histórias marcantes sobre eventos que aconteceram no meio dos anos. Esse momento é tão relevante que foi numa situação como esta que o profeta Habacuque clamou a Deus, dizendo: "Aviva, Senhor, a tua obra... no meio dos anos" (Hc 3.2). Para o povo de Israel que estava desanimado com a situação cativa já por longos anos, a oração do profeta parece ser a voz de toda a nação judaica.


O meio dos anos é sempre difícil.


Foi difícil para Moisés. Após receber instrução egípcia, o que o tornava praticamente o futuro Faraó, Deus o levou ao deserto. Scofield dividiu sua história em três etapas: na primeira, enquanto esteve no Egito, Moisés aprendeu a ser alguém; na segunda, cuidando de animais no meio do deserto, Moisés descobre que não é ninguém; e finalmente, na terceira etapa, momento em que liderava o povo pelo meio do deserto rumo à terra prometida, Moisés aprende de vez que não é nada e que Deus é tudo. O meio dos seus anos foi decisivo para que alcançasse o padrão exigido por Deus.


Foi difícil para José. Em casa, torna-se o preferido de seu pai Jacó e ao mesmo tempo o alvo da ira e ciúme de seus irmãos. O meio dos anos de José, ele passa apodrecendo dentro prisões, esperando o tempo de ver os seus sonhos realizarem-se. A parte final de sua vida é floreada de muitas glórias que só seriam desfrutadas se considerasse o meio dos anos.


O meio dos anos é sempre difícil. Por isso, se os seus planos ainda não saíram do papel, não desanime. Creia que essse período passa e na hora certa Deus fará com que esse período, aparentemente desesperador, torne-se tão necessário quanto às bênçãos que Ele nos prometeu para o futuro, bem próximo, eu creio.

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...