segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Maior e Melhor Escola do Mundo

Sempre que nos propomos seguir temas para cada mês, também propomos estabelecer prioridades para a Igreja. Além de pregar o Evangelho de Jesus Cristo a todos os povos em todas as épocas, urge também ensinar a todos. Como não conseguimos alcançar um número grande de pessoas quando temos de discipulá-las até que consolidem-se na fé, precisamos de grandes investimentos nessa área da Igreja e é na Escola Bíblica Dominical (carinhosamente chamada de EBD) que temos de comemorar nosso maior sucesso. Por isso, no ano do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil honraremos os cem anos que a EBD compõem a história das ADs.

A EBD começou em 20 de Julho de 1780, na cidade de Gloucester, no Sul da Inglaterra. Seu fundador, o jornalista evangélico Robert Raikes, de 44 anos, redator do Gloucester Journal, sentiu compaixão das crianças de sua cidade perambulando pelas ruas entregues à delinqüência. O ensino da Bíblia era na forma de leitura, recitação e comentário. Muitos foram contra a idéia de Raikes, por ele trazer crianças delinqüentes e mal comportadas para o templo, sendo acusado de profanar o Domingo.

Em 1784, quatro após a fundação, a Escola Dominical já contava com 250 mil alunos matriculados. Em 1785, Raikes organiza a Primeira União de Escolas Dominicais, em Gloucester com a ajuda de William Fox. Em 1974 o número de alunos matriculados em todo o mundo foi estimado em 120 milhões, com cerca de 2 milhões de escolas e 8 milhões de professores.

No Brasil, seu início se deu em 19 de Agosto de 1855, na cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro. Seu fundador, Robert Kalley e sua esposa, Sarah Poulton, um casal de missionários escoceses, realizam a primeira aula de Escola Bíblica Dominical para cinco crianças em sua residência, o que resultaria na Fundação da Igreja Evangélica Fluminense, embrião da Igreja Congregacional.

Como a história da EBD é linda do começo ao fim, cabem aqui dois conselhos:

1. A EBD é a mais importante escola de ensino bíblico da Igreja. Ele não pode ser removida, reduzida ou cancelada. Os maiores expoentes do mundo cristão saíram da EBD. John Wesley, Charles Haddon Spurgeon, Charles G. Finney, Dwight L. Moody, Billy Graham… a lista é enorme.

2. Todo crente deve ser aluno da EBD. Sabemos o quanto é difícil acordar cedo para ir à Igreja no domingo, mas a EBD é a Igreja do Senhor, na Casa do Senhor, no Dia do Senhor, aprendendo a Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...