quinta-feira, 23 de junho de 2011

A Constância do Amor de Deus

Como cristão, tenho aprendido e descoberto grandes coisas com Deus. Considero-as tão importantes que sempre penso que muitas pessoas deveriam ouvir o que eu tenho para falar. Entre tantas dádivas que recebemos de Deus, acredito que a maior delas é o seu amor. Deus tem um grande amor por todos nós. E a cada dia que descobrimos esse amor, nossa tendência natural é admirar Deus como alguém que apesar de ser tão grande e absolutamente independente de tudo o que faz, preferiu se revelar a nós de forma tão comum que às vezes esquecemos que tudo que acontece a nós, no fundo, no fundo, faz parte de seu maravilhoso plano de amor por nós.

Esse amor inclui a nossa felicidade, talvez já até sentida por você e por mim, mas que comparada àquela que o seu amor nos traz, a nossa não é nada. Sim, pois sua felicidade não está restrita aos bens, aos negócios bem sucedidos ou a uma família tranqüila e sem problemas que são comuns à maioria. Sua felicidade está relacionada à alma do homem. Deus não criou o homem com expectativas somente ao que é material, ao que é tocável, palpável. Deus almeja ver o homem feliz. E sua felicidade inclui a alma do homem, a parte intocável, não manipulável.

Quantas vezes você já esteve rodeado de seus amigos, numa mesa farta, com a família sorridente, cheia de saúde e ainda assim perguntou por que um vazio continuava dentro do peito? Quantas vezes você abriu sua Bíblia, fez orações a Deus, acreditou que Ele pudesse responder as dúvidas, resolver seus problemas e mudar o que tem de ser mudado e ainda continuou a perguntar se Ele realmente se importa com tudo o que acontece em sua vida? Infelizmente, todas as vezes que você achou poder encontrar respostas para tudo isso longe de Deus, mais longe de Deus se sentiu. Ele disse: “Sem mim, nada podem fazer” (João 14.5).

Deus amou-nos quando não havia nada de bom para ser visto em nós, e nada de bom para ser dito por nós. Deus ama a cada um dos seus como se houvesse apenas um deles para amar. A única base do amor de Deus é seu próprio amor. Deus, em seu amor, escolheu as pessoas... Cristo não morreu apenas por algumas propostas, mas por pessoas... Ele amou a nós, não ao que é nosso. O amor de Deus é sempre sobrenatural, sempre um milagre, sempre a última coisa que poderíamos merecer. Deus não nos fez porque pretendia ganhar algo com isso, mas simplesmente por amor. Não há nenhum náufrago perdido no mais profundo mar de iniqüidade que o profundo amor de Deus não possa alcançar e remir.

O amor divino, ao contrário do amor humano, não depende de seu objeto. Em vez de procurar falhas em Deus por causa de sua maneira totalmente justa de tratar certos pecadores que merecem o inferno, adoramos a Ele por seu amor eterno, gracioso e salvador por outros justos que da mesma forma merecem a condenação. O amor de Deus não é conseguido porque somos dignos de amor, mas jorra como de um poço artesiano, das profundezas de sua natureza.

Entendo que Deus tenha piedade do mundo, porque, quando ando por um hospital e vejo uma criança doente, tenho pena... mas o fato de Deus ter amado o mundo - quanto mais penso nisso, mais extasiado fico. O amor de Deus não mede ninguém pelo que é visível. Deus abandona depressa sua ira, mas nunca se arrepende do seu amor. Não há mudanças no amor de Deus, embora possa haver mudanças na maneira em que ele é manifestado. É o amor de Deus que, invisível exteriormente, supre nossa vida interiormente. Deus escolheu-nos para seu amor e agora nos ama por causa de sua escolha.

Incrível que quanto mais pensamos no amor de Deus, mais nos sentimos indignos de tanto cuidado, tanta proteção. Você acha mesmo que merece o amor de Deus? Considera-se merecedor de uma família? Acha mesmo que é mérito seu a saúde? Conseguiria viver se Deus não te desse o ar que respira? Certamente não. Mas seu amor pode mudar a sua vida como mudou a minha e de minha família.

“Porque Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). Percebeu quantas promessas em duas linhas? O profundo amor de Deus impede que nossas almas vão para o inferno. Esse amor não apenas garante nossa felicidade aqui e agora; é-nos garantido vida eterna. Por mais que já lhe tenham perguntado várias vezes, vou repetir uma vez mais: Você não gostaria de sentir um amor assim? A única coisa que você tem de fazer é aceitar a Jesus como Salvador e Senhor de sua vida.

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...