domingo, 18 de novembro de 2007

Ele me Perscruta

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos. Microscópios que aumentam milhares de vezes o tamanho original permitindo ver detalhes de qualquer objeto ou ser; o Google Earth, um programa de computador facilmente manuseado que pode visualizar qualquer lugar do mundo em questão de segundos; equipamentos eletrônicos que podem localizar aparelhos celulares desligados e uma porção de outros apetrechos que torna mais real ainda a idéia de “sorria, você está sendo filmado”.

Tanto avanço me fez pensar em Deus. Não há ninguém me conheça mais que Ele. Cada célula do meu corpo foi objetivamente criada. Com Seu olhar onisciente, Ele tem a capacidade de enxergar não apenas o que esconde a pele do meu corpo, mas a intenção e palavras ainda nem ditas pela minha boca.

Para Ele, nada está encoberto. “De longe entendes o meu pensamento”. Não há lugar em que Ele não esteja; não há época em que Ele não exista; não há futuro em que Ele não seja presente. Toda eternidade para Deus (passado, presente e futuro) é um eterno presente.

Quando reflito em tudo isso, me sinto humilhado, não por ser conhecido por Deus, mas porque, mesmo sabendo que Ele vê todas as coisas, sabe todas as coisas e está em todos os lugares, às vezes tento me esconder dEle, como um menino que mexeu em algo de seu pai. Porque será que a fuga é a primeira idéia que surge à mente quando pecamos? Como Adão, tentamos cobrir nossa vergonha e falar com Deus sem que Ele veja o nosso rosto. Deus nos conhece pela voz e, por ela, sabe dizer quando as coisas não vão bem. Não há como esconder nada de Deus.

Nada foge do controle divino. Ele não impediu o nascimento de Caim; não fechou o útero que acalentaria a Ninrode; não cerrou a madre àquele Faraó que tanto fustigaria os israelitas; não tornou estéril a concepção de Herodes que mataria os inocentes, procurando assassinar o menino Jesus; não frustrou a geração de monstros como Nero, Stálin, Hitler, Mao Tsé-Tung e Pol Pot. Nada disso aconteceu sem que estivesse no controle dEle.

Nossas lágrimas, tristezas, angústias, sofrimentos, decepções, problemas, agruras, adversários, insanidade, aflições, escândalos, fraquezas, incapacidade, impaciência, lutas, nossos piores momentos, tudo está no controle de Deus!

Temos um Deus que nos compreende qualquer que for o caso, nos sonda e nos conhece...

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...