sábado, 3 de março de 2012

Escola Bíblica Dominical (parte 3)

OS OBJETIVOS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Para nossa melhor compreensão, dividimos os objetivos da EBD em dois grupos:

1. Os que Cumprem Diretamente a Grande Comissão.

Ganhar Almas: A maioria dos alunos da EBD é composta por salvos, mas nem todos os que se dizem crentes são realmente salvos. Uma grande parte dos filhos dos crentes, criados e freqüentes na Igreja, nunca tiveram um encontro pessoal com Cristo. Os professores devem interessar-se pelos seus alunos, sondando-os e guiando-os a Jesus através da Palavra de Deus e da oração. Além disso, a direção da EBD pode e deve fazer periodicamente campanhas para evangelizar e procurar matricular em suas classes os vizinhos e amigos da Igreja. A conversão dos pecadores é conduzida pelo ensino e pregação da Palavra de Deus (Sl 51.13).

Desenvolver a Espiritualidade e o Caráter Cristão: Depois de ganhar, de fato, o aluno para Cristo, vem a responsabilidade de conduzi-lo, passo a passo, ao conhecimento cabal dos fatos e ensino da Bíblia. Esse desenvolvimento requer por parte dos professores um conhecimento individual de cada aluno, para que possa aplicar bem as lições, atingindo os seus objetivos. Assim, o aluno estará sendo ajudado a aplicar os princípios cristãos a todos os seus relacionamentos e deveres, crescendo até chegar à maturidade cristã. O Ensino da Palavra de Deus feito sob a unção do Espírito Santo, tem poder para limpar o homem dos maus hábitos, próprio dos mundanos, e formar hábitos cristãos, dignos de um cidadão do céu (Sl 15).

Treinar Obreiros para o Serviço Cristão: O cumprimento deste objetivo envolve despertar e adestrar o aluno para o serviço cristão. Quase todos os obreiros que têm se destacado no ministério cristão, são oriundos da Escola Bíblica Dominical. Bons obreiros são aqueles encontrados na EBD. A própria EBD forma seus obreiros. É como o “Manual da EBD” bem define: “O lema da EBD completa deve ser: cada aluno um crente salvo; cada salvo, bem treinado; cada aluno treinado, um obreiro ativo, diligente e dinâmico”. A EBD deve ajudar a cada aluno a encontrar o seu lugar de serviço como membro do corpo de Cristo, a Igreja e, então, cumpri-lo. Este serviço é chamado de assimilação. Cuidemos dele muito bem, pois as pessoas que conseguem sair de nossa Igreja para uma outra, geralmente o faz porque a outra lhe deu oportunidades para fazer alguma coisa.

2. Os que Visam as Necessidades Particulares.

Cada escola deve ter objetivos particulares. Esses objetivos devem ser revistos periodicamente, podendo ser alterados, visando sempre o crescimento da escola e do reino de Deus. Podemos citar como exemplos dentre outros:

Preparar Jovens para o Casamento Cristão: Pode ser cumprido com a promoção de instrução a respeito do comportamento cristão no namoro e seu alvo. Conhecimento e respeito às diferenças entre os sexos masculino e feminino, etc. Cada escola deve ter a preocupação em possuir uma classe que esteja sempre voltada para aqueles jovens que enfrentam problemas no seu relacionamento sexual.

Ajudar a Consolidação do Casamento Cristão: Alcançando com orientação quanto ao início da vida conjugal: sua adaptação, seus alvos comuns, criação dos filhos sob disciplina, etc.

Preparar a Igreja para o Uso dos Dons Espirituais: Pesa sobre a EBD a responsabilidade de ensinar a Igreja quanto ao uso dos Dons Espirituais, já que vivemos numa era em que as ondas heréticas têm surgido desenfreadamente.

Reeqüilibrar Lares Atingidos por Separações Conjugais: Na EBD, a família com problemas dessa natureza, encontrará, nos professores, alguém que seja capaz de lhes ouvir, e assim, orientar-lhes quanto ao que devem fazer. A EBD cumprirá com esse papel criando classes específicas para pessoas que perderam o cônjuge, quer por falecimento, abandono, adultério, etc., com instruções específicas conforme a necessidade.

Formar Professores: Classes podem ser criadas, que funcionem no mesmo horário da EBD, vindo a formar professores para atuar na própria EBD. Pode funcionar no período de 12 meses, dividido em dois semestres de aula (ou menos tempo de acordo com a direção da EBD). Nessa classe de formação de professores deverão ter: Matérias Bíblicas (Introdução ao Estudo da Bíblia, A vida de Cristo, Maneiras e Costumes Bíblicos, etc), Doutrinas Fundamentais de Nossa Fé (Salvação, Cura Divina, Batismo com o Espírito Santo, Batismo em Águas, A Segunda Vinda de Cristo, e outras.), Matérias de Apoio ao Professor (Português Prático, Noções de Psicologia Aplicada e de Pedagogia, Métodos e Técnicas de Ensino, etc.) entre outras.

Instruir para Fases Específicas da Vida: Instruções específicas sobre a menopausa, suas reações e conseqüências, ajudam bem as pessoas a superar as dificuldades dessa fase da vida feminina. Da mesma forma sobre a andropausa, fenômeno da vida masculina, etc.

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...