sábado, 3 de março de 2012

Escola Bíblica Dominical (parte 7)

MINISTRANDO A AULA

1. Uma Boa postura, Uma Boa impressão.

Ao entrar em sala de aula, fique ciente que você estará em contato com pessoas de todas as qualidades. É indispensável que o professor procure andar sempre bem vestido, limpo, com o cabelo sempre penteado, a unha sempre feita. Ao saber que irá ter que perto dos outros, procure escovar antes os dentes, usar desodorante para não deixar uma má impressão.

2. Evite Excessos.

Quando for ministrar, evite ficar enxugando o rosto demais com um lenço, colocando a mão no bolso, ou até mesmo se movendo de um lado para o outro. Seja controlado em tudo o que for fazer. Lembre-se: tem sempre alguém de olho em você.

3. Fale de Modo Compreensível.

Ao falar diante da classe, procure estar calmo para que você não se atropele em palavras. Não fale tão devagar para não cansar, nem tão rápido a ponto de as pessoas não lhe entender. Não fale tão baixo nem tão alto. Evite palavras que você não sabe o significado e nunca fale uma palavra errada diante da classe.

4. Não se perca do Assunto.

Ao ministrar evite os testemunhos pessoais ou prolongados, nem ao menos, se pegue dizendo o que aconteceu com o seu vizinho ou o que passou no jornal. Se servir como base para sua lição, tudo bem. Não tente remendar aquilo que você já disse. Se o assunto é salvação, fale sobre salvação. Estude bastante a ponto de você estar inteirado com o assunto.

5. Use recursos para prender a atenção do aluno.

Cada aula tem uma maneira de se ministrar de modo a fazer com esta fique marcada na mente dos alunos. Lembre-se sempre: Uma boa aula terá: 1) Algo para ver; 2) Algo para sentir; 3) Algo para fazer.

6. Chame seus alunos pelo Nome.

O nome de cada pessoa soa como uma música ao ser mencionado pelo seu professor. Nunca tente colocar apelidos em seus alunos em sala de aula. Isso desmoraliza o aluno e acaba magoando as pessoas. Sempre que puder, chame-os pelo nome. Ao chegar à sala de aula, procure logo aprender o nome de seus alunos.

7. Nunca use de Favoritismo.

Ao fazer elogios, procure generalizá-los, fazendo com que todos se sintam bem. Não faça elogios individuais nem chame atenção na frente de todos. Seja professor de todos os seus alunos.

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...