sábado, 3 de março de 2012

Escola Bíblica Dominical (parte 6)

PREPARANDO-SE PARA MINISTRAR

1. Um Horário Organizado Economiza Tempo.

Um horário organizado evita que a pessoa perca tempo pensando no que vai fazer em seguida, ou procurando lembrar-se do que precisa fazer naquele dia. Um bom costume é preparar duas listas de coisas para fazer. Na lista “A” coloque as urgentes (devem ser feitas hoje). Na lista “B”, escreva aquilo que você fará se der tempo.

Existem coisas que você costuma fazer todos os dias (culto doméstico, oração, estudo, etc.). Para essas tarefas tenha um horário estabelecido, você logo descobrirá qual é a melhor hora para cada atividade. Em que horário você conseguirá reunir toda a família para o culto doméstico? Qual a hora mais tranqüila em que sua mente está com melhor disposição para estudar? O período do preparo da lição deve começar desde cedo.

Segunda-feira: leitura bíblica com meditação, do texto e do contexto da lição. O texto e o contexto às vezes são de pouca extensão, mas às vezes alongam-se muito. Você verá que tal leitura com meditação e oração muito o ajudará na seleção de meios auxiliares de ensino a serem utilizados no domingo, conforme o tempo disponível.

Terça-feira: leitura com meditação do manual do professor e igualmente do manual do aluno. Você verá que mais idéias práticas obterá aqui para a utilização de meios auxiliares de ensino.

Quarta-feira: estudo das personagens bíblicas envolvidas direta e indiretamente na lição, tanto as do texto como as do contexto da lição. Também na quarta-feira, conforme a faixa etária de seus alunos, inclua no estudo o que puder, de cronologia e geografia bíblicas, para que assim você possa situar a lição no tempo cronológico e no espaço geográfico do mundo bíblico. Isso dá um colorido e dimensão à lição. Você precisa ter acesso a mapas bíblicos e gráficos cronológicos do período da história bíblica.

Quinta-feira: para alunos a partir da fase da adolescência, estude o que puder de História Geral. Como você vai saber o que estava ocorrendo no mundo secular da época de que trata a lição bíblica? E esses fatos têm muito a ver com a lição bíblica (contando que sejam verídicos, documentáveis).

Sexta-feira e Sábado: prepare o seu plano de aula, com oração, recapitulando tudo o que se propõe a apresentar a seus alunos, tanto em relação à sala de aula, como atividades para casa.

Domingo: vá para a classe preparado no que depender de você. Lembre-se: Deus ajuda a quem trabalha, e Ele mesmo “trabalha para aquele que nele espera” (Is 64.4).

2. Período Razoável para Estudar.

Cada um deve descobrir qual deve ser a duração de seu período de estudo. Períodos muito curtos desperdiçam tempo, pois quando o pensamento começa a engrenar, chega a hora de parar. Períodos muito longos não produzem bons resultados. Quando a mente fica cansada de um assunto, as idéias se confundem e logo são esquecidas. Lembre-se: o verdadeiro aprendizado é lento, sobretudo para pessoas que já se afastaram da escola há muito tempo. Não queira aprender tudo de uma vez.

3. Onde Estudar.

Escolha um local ideal para estudar. Esse local deve ser:

Um local apropriado. Bem ventilado, iluminado e tranqüilo; um local onde você se sinta bem.

Um local isolado. Onde ninguém o perturbe. Deverão lhe acompanhar livros, papel, lápis, caneta, borracha, dicionário, régua, caderno, etc.

Um local que o mantenha alerta. A cama não é um bom lugar para nela estudar. Você poderá ficar muito relaxado e distrair-se ou mesmo, dormir. O melhor lugar para se escrever é numa mesa ou escrivaninha. Talvez não seja a posição mais cômoda, mas você manterá sua mente alerta e disposta para o estudo.

Um local que não o distraia. Limpe a mesa de tudo que possa distraí-lo do estudo: fotografias, lembranças de viagens, troféus, etc. Além de proporcionar mais espaço para espalhar seu material de estudo, evitará que você perca tempo com divagações. É recomendável que sua mesa não fique voltada nem para a porta nem para a janela. Você poderá distrair-se com as pessoas que passam pela ou se pôr a contemplar a paisagem em vez de estudar

4. Condições Físicas.

Se você sente-se cansado freqüentemente, talvez haja algo errado com sua saúde. Provavelmente você precisa procurar um médico. Problemas de audição ou de visão devem ser tratados logo. Se negligenciarmos, eles podem aumentar ou complicar-se.

5. Oração.

O crente nunca está sozinho. A ajuda do Espírito Santo tanto na preparação como na ministração é indispensável. Deus pode nos usar quando estivermos estudando ou ministrando a aula. Podemos contar com a ajuda de Deus em todos os momentos. Orar muito nunca faz mal a ninguém, mas se orar pouco...

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...