segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

A CONSCIÊNCIA DO OUTRO

A imagem pode conter: 2 pessoas

Entre os vários critérios que definem o que é certo e errado em qualquer uma de nossas atitudes, um deles é o respeito pela consciência do irmão mais fraco (1Co 8.9). É necessário pensar no outro primeiro (1Co 10.24).

Oxalá tivéssemos a liberdade de fazer o que quiséssemos! Mas, espere: nós a temos (1Co 10.23). Por que importar com os outros então? Eu explico, tento pelo menos:

1. Sua liberdade precisa deixá-lo livre e não escravo. Somos livres para realizar toda a nossa vontade, mas não podemos nos tornar escravos dessa liberdade. Liberdade mesmo é, antes de tudo, não fazer o que não quer!

2. Sua liberdade precisa edificar os outros sempre. Gosto quando Paulo escreve aos Efésios 4.29: "Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem". Ele estabelece três requisitos para algo jorrar de nossa boca:
- O que for útil para edificar os outros. Se servir, se construir, se promover, se não, não diga nada.
- Conforme a necessidade. Se não for necessário, fique calado. O silêncio promove os sábios.
- Conceda graça aos que ouvem. Não é massagem, é graça. É graça que os atribulados precisam.

3. Sua liberdade não pode ser a pedra de tropeço de ninguém. Essa liberdade que escandaliza é traumatizante. Ela violenta a fé do outro. Geralmente, o começo da jornada de fé é sensível, melindrosa, pueril, frágil. Se esse bebê na fé testemunhar de algo que agora luta para não fazer, que maturidade terá?

4. Sua liberdade deve priorizar o outro. No fundo, a edificação que Deus promove em nós nunca é apenas em nós, mas em nós para os outros. Crescer ao ponto de tornar-se superior não combina com a proposta do Reino.

5. Sua liberdade deve definir o que é permitido, lícito e edificante. Tudo é permitido, mas pode não ser lícito. Algumas são lícitas, mas não edificam. Já as que edificam geralmente são permitidas e lícitas.

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...