sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

OBEDIÊNCIA E SUBMISSÃO



Diante de nós, há duas formas de encarar a vontade de Deus:

A primeira, sendo-lhe obediente. Mas só obedecer não resolve. Os fariseus obedeciam a vontade Deus constante em sua Palavra. Eram ávidos para cumpri-la, mas pecavam no próximo passo. A obediência pode ser fruto de uma mente adestrada. Só isso! É fazer o que Deus manda, sem saber porque faz! Nesse processo, obedecer pode ser desastroso.

A lei dizia que toda mulher adúltera deveria ser apedrejada. Pois bem! Trouxeram diante de Jesus uma mulher flagrada em adultério, mas obedecer naquele dia e daquela forma era ignorar os apelos da consciência. Era só cumprir a lei, em completa ignorância. Servir a Deus em ignorância é inútil. Não é isso que Ele quer. Ele quer não apenas servos, Ele quer amigos, que conhecem a razão do serviço. Conheço vários que mantém uma relação com Deus à distância. Ouvem sua voz, mas nunca viram seu aspecto. Veem seu brilho, mas jamais sentem o seu cheiro. É poético, eu sei, mas demonstra o abismo que existe entre eles é Deus que chama a estar mais perto. Como já disse, só obedecem!

A segunda forma de encarar a vontade de Deus é sendo-lhe submisso. Aí sim! A submissão é a capacidade de aceitar a responsabilidade de Deus sob as consequências de seus atos. Quando um servo é submisso, consegue descansar em cada situação. Dois exemplos ilustram bem essa situação: Daniel e Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

Sob a pena de ser lançado na cova de leões, caso clamasse a outro deus que não fosse o rei, Daniel, submisso a Deus, buscou o Senhor e, como consequência, foi parar na cova. Confiando que sua vida estava nas mãos de Deus, com confiança desceu e, de lá, subiu.

Ameaçados com a fornalha de fogo, submissos a Deus, os três jovens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não se curvaram ante a estátua de Nabucodonosor e foram lançados como juízo a tamanha afronta. Resultado? Saíram de lá completamente ilesos. Ironicamente, a Bíblia diz que "nem cheiro de fogo" havia neles.

Deus quer a nossa obediência a Ele, mas quer nossa submissão também. A obediência é a capacidade de ser guiado. Submissão é a confiança no plano de Deus, independente de onde der!

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...