segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

NÃO IMPORTA O QUE DIZEM

A imagem pode conter: texto

Não é só o que falam, mas quem são os que falam! Pedro ensina três formas de lidar com o maldizente:

1. Com humildade: a visão exata de quem somos e de quem Deus é. Se conseguirmos nos examinar e atestarmos quem somos e reconhecermos Deus como de fato Ele é, podemos vencer.

2. Com respeito: por mais vil que o maldizente seja, precisamos manter uma postura respeitável. Vigiemos para que não saia de nossa boca nenhuma palavra que seja instrumento contra nós.

3. Conservando a boa consciência: o primeiro grande tribunal acontece dentro do homem. Por mais que alguém se defenda, se for culpado, será lembrado disso a todo momento. Boa consciência é melhor que declaração de boa conduta.

A seguir, Pedro ensina o caminho das pedras: "de tal maneira que os que falam com malignidade contra o vosso bom comportamento, pelo fato de viverdes em Cristo, fiquem envergonhados de suas próprias calúnias". Acho que isso nos traz a lição que precisamos aprender: quem fala mal dos outros, não fala dos outros mal, mas mal de si mesmo!

Talvez, seja necessário reconhecer algumas verdades:

1. A conversão do maldizente é falsa. Se para obter aprovação dos outros e ser bem visto pelos que estão a sua volta, você precisa pisar em alguém, diminuir os outros e disseminar desonra, você não é um cristão de verdade.

2. A colheita pelo mal semeado chegará. A lei "planta/colhe" não falha. Fez o mal a alguém, alguém fará mal a você! Cedo ou tarde, a conta chega, e chega com juros!

3. Não há garantia de sucesso. Pedro usa a expressão "fiquem envergonhados". O sentido é de alguém ter a carreira arruinada, ter manchas em suas vestes, ter mácula em sua história. Isso é grave!

Sinceramente, eu oro por um arrependimento na vida daqueles que vivem de destruir a imagem dos outros. A justiça de Deus não falha!

Se você deve, tem que pagar; mas, se não deve, Deus vai cobrar!

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...