segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

A VERDADE DA FALSA IMAGEM

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Há sempre em nós um desejo de melhorar a própria imagem. Houve um tempo que a melhora era apenas uma roupa nova. Aí vieram as makes, tornando algumas pessoas irreconhecíveis. Agora, é a vez das redes sociais. Por trás da imagem de amigo, sincero e honesto, há uma realidade estranha a tudo isso. Fica difícil levar a sério alguns perfis.


Jaron Lanier, considerado o pai da realidade virtual e uma das maiores referências (e críticos) do Vale do Silício, não tem conta em nenhuma rede social e deixa bem claro por quê: “Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas.”

Em seu livro DEZ ARGUMENTOS PARA VOCÊ DELETAR AGORA SUAS REDES SOCIAIS, expõe alguns comentários que refletem bastante a nossa falsa vida virtual: "Hoje as redes sociais são praticamente um segundo documento de identidade: não participar de determinada plataforma muitas vezes é sinônimo de total isolamento. Mas você já pensou como seria se deletasse os seus perfis na rede e levasse uma vida diferente? As bases da internet foram fundamentadas em um modelo de negócio regido pelas propagandas. Os anúncios, nossos velhos conhecidos das mídias tradicionais, ganharam uma nova dimensão à medida que a internet se desenvolvia. O que antes era apenas a exposição de um produto agora é uma engrenagem intrincada de algoritmos que modificam o comportamento de milhões de pessoas diariamente. E o pior: sem que ninguém perceba. Essa dinâmica nas redes traz inúmeros efeitos degradantes".

Nesse mesmo livro, há uma lista dos argumentos para evadir-se das redes sociais:
1. Você está perdendo seu livre-arbítrio.
2. Largar as redes sociais é a maneira mais certeira de resistir à insanidade dos nossos tempos.
3. As redes sociais estão tornando você um babaca.
4. As redes sociais minam a verdade.
5. As redes sociais transformam o que você diz em algo sem sentido.
6. As redes sociais destroem sua capacidade de empatia.
7. As redes sociais deixam você infeliz.
8. As redes sociais não querem que você tenha dignidade econômica.
9. As redes sociais tornam a política impossível.
10. As redes sociais odeiam a sua alma.

Diante desses argumentos, a maioria, em minha opinião, muito convincentes, chamo-lhe a atenção apenas para o último: AS REDES SOCIAIS ODEIAM A SUA ALMA! É isso que vejo nas redes sociais: almas sendo saqueadas.

Vale lembrar que não somos um corpo com alma; somos uma alma com um corpo! Mas pouca gente dá valor a isso e travam verdadeiras batalhas entre APARÊNCIA X ESSÊNCIA, EXTERIOR X INTERIOR, REPUTAÇÃO X CARÁTER, QUEM EU SOU X COMO AS PESSOAS ME VEEM!

Vejo algumas tentações que precisamos vencer:

1. O mito da vida perfeita. Aquele modelo que tudo supera, que nunca está triste, que não tem problemas, que não chora, que não sangra. Viemos a esse mundo com choro e durante nossa passagem por ele, ainda vamos chorar muito.

2. Mostrar tudo o que diz respeito a individualidade. Há particularidades que devem manter-se sem que ninguém saiba. Não me refiro a pecados, mas coisas que não carecem sem comunicadas a ninguém.

3. Alguém se importa com as minhas queixas. Nem sempre isso é verdade. Quando enfrentamos dilemas e pedimos ajuda, podemos encontrar apoio que precisamos, mas dizer por dizer é dizer ao vento.

4. Devo expôr minha opinião sobre o que eu quiser. Uma opinião precisa ser baseadas em fatos, que sejam verdadeiros, facilmente confirmados e de preferência, construtivos.

Por mais que nossa realidade não seja a realidade dos sonhos, ninguém precisa se mascarar para passar uma imagem do que não é. A hora da verdade pode ser decepcionante, pra você e para os outros.

Trabalhe por uma vida de valores reais. Você não precisa ser aquele modelo de perfeição, mas precisa rejeitar sobretudo a imperfeição e lutar contra ela. Que Deus nos ajude!

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...