sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

FALANDO DE FÉ COM AS CRIANÇAS


A imagem pode conter: noite e céu

Sempre incentivei a fé de minha filha. Ainda bebê, adquiri o Novo Testamento em áudio drama, que lhe permitia ouvir a Palavra de Deus de forma dinâmica e continuada. Dei-lhe várias Bíblias, algumas "no começo da fé" foram arrancadas as páginas, molhadas, mordidas e cortadas. Ensinei-lhe a cantar hinos e mesmo sem saber ler (aos 3 anos de idade), segurava sua Bíblia quando eu folheava a minha.

De uns tempos pra cá, tenho intensificado minhas conversas sobre a fé em Jesus com ela, hoje com 7 anos. Tivemos um período fantástico em que falamos sobre os milagres de Jesus. Lembro-me de que nessa época, ela sentiu-se encorajada a orar por tudo. Depois avancei para o calvário. Falei sobre a vida de Jesus e sua decisão de morrer por nós para que fôssemos salvos. Ele me enchia de perguntas e várias vezes a vi repetir o gesto da crucificação, abrindo os braços e inclinando a cabeça. Por último, desde o começo do ano, passei a falar-lhe sobre o arrebatamento da Igreja, a única certeza da escatologia (pelo menos, assim penso). E como isso mexeu com ela! Vi várias vezes ela chorar, chorar mesmo, e por último, limitar seus planos, pela possibilidade do arrebatamento acontecer.

Segue várias pérolas que ouvi dela: "Pai, vamos viajar em maio, mas tomara que o arrebatamento não aconteça agora!" "Será que o Nicolas vai nascer antes do arrebatamento?" "Eu não quero ficar no arrebatamento!" (essa última, em lágrimas).

Semana passada, ela participou da escola bíblica de férias em nossa Igreja e, se ninguém viu resultado, eu vi em minha casa. Na EBF, deram um enfeite para ser posto na porta do quarto quando fosse orar e, pasmem: todas as noites, ela pede para virar o enfeite enquanto ora e desvirar quando terminar de orar!

Mas a última temática sobre o evangelho mexeu muito com ela. Conversávamos sobre o eclipse que acontecerá hoje (27 de julho), expliquei-lhe os detalhes do evento, dizendo-lhe a hora e o modo como a lua ficará, avermelhada quase laranja. Eu ainda falava, quando me interrompeu: "Mas vai ser o arrebatamento?" Eu lhe disse: "Ainda não, mas em conexão com outros eventos, pode ser um sinal!" Nessa hora, ela começou a chorar! Eu abracei-lhe e com muita firmeza disse: "Filha, servimos a Deus para não termos medo do arrebatamento. Tenho certeza que vamos subir com Cristo!". Ela enxugou as lágrimas e foi para o seu quarto.

Escrevo isso para incentivar os pais a gastarem tempo falando da fé em Cristo Jesus com os seus filhos. Percebo que muitoa pais procuram entreter os seus filhos, mesmo no ambiente do culto e, se isso acontece no culto, como será em casa? Crianças precisam do Evangelho! Assim como vemos relatos terríveis de crianças entregues à maldade desde cedo, algumas podem testemunhar a grandeza de Deus ainda em pouca idade.

Certa vez, cantava com um amigo uma música que falava do milagre de Jesus com a mulher que tocou-lhe a orla de seu manto. Era apenas voz e piano, antes que o culto começasse. Uma criança aproximou-se, atentamente ouvia a música e começou a chorar. Paramos de cantar e perguntamos se ela estava bem. Ela disse: "É muito lindo o que Jesus fez na vida dessa mulher!" Choramos também. Ela devia ter uns 5 ou 6 anos. Inesquecível para mim!

Semana passada, uma criança de três anos me enviou um áudio pelo celular da mãe para dizer que "queria ser pastor quando crescesse!" Emocionei-me! Pude ver a esperança voltando, e daí a necessidade de termos os olhos voltados aos pequeninos.

Vivi numa época em que as "tias" da Igreja incentivavam as crianças a orar e elas oravam! Meu avô acordava os netos que moravam em sua casa às 5h para orar com ele à beira de sua cama! As tardes eram dedicadas a aprender hinos da harpa cristã! O que escrevo não é saudosismo ou nostalgia, mas é simplesmente saudade! Saudade da época em que crianças sonhavam também com o chamado para missões!

Quero destacar três importantes considerações para o nosso tempo:

1. Moloque ressurgiu!

A aparência de Moloque era de corpo humano com a cabeça de boi ou leão, e no seu ventre havia uma cavidade em que o fogo era aceso para consumir sacrifícios. Segundo a crença de seus adoradores, sua ira era aplacada pelo sacrifício de crianças. O salmos 106.37-38 descreve esse grotesco período da história de Israel: "Sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios. Derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e filhas sacrificados aos ídolos de Canaã; e a terra foi profanada pelo sangue deles". Nos últimos anos, várias tem sido as investidas do inimigo contra as crianças. Doutrinação escolar, reconfiguração familiar, difusão da ideologia de gênero, luta pela legitimidade do aborto, vida sexual prematura, pedossexualidade, etc. O inimigo das crianças mudou apenas o nome, as estratégias continuam as mesmas.

2. Cristo convida as crianças!

Na passagem bíblica em que Jesus convida as crianças a estarem com ele (Mateus 19.13-15). Como nunca é tarde para aprender de Deus, também nunca é cedo demais para começar a vida cristã. O chamado de Deus pode vir bem cedo. Vejo sempre uma preocupação em fazer os filhos quererem uma profissão de grande reconhecimento. "Vai ser isso ou aquilo!" Mas me impressiona que poucos apontem o caminho ministerial aos seus pequeninos. Por quê?! Eu brincava de culto quando era criança e vim a ser pastor! Não é regra, mas e se a aspiração for ministerial, sabia que isso pode salvar a nova geração de pastores? Sabia que a esperança da nova geração da Igreja está agora nos berços que balançamos?

3. A Igreja precisa amar as crianças!

A próxima vez que olhar para uma criança, não a deixe passar sem um abraço ou uma demonstração de carinho. Dedique tempo orando pelas nossas crianças. Demonstre interesse pela saúde espiritual delas. Antes de usar palavras depreciativas, motivadas pela comportamento de algumas, lembre-se: a próxima geração da Igreja sairá do meio delas. Aí, me pergunto: Olhando a dedicação da Igreja hoje para com as crianças, como será a igreja da próxima geração? Como será a igreja que terá como membros as crianças que temos hoje?

Um dos primeiros livros que li foi "Panorama do Pensamento Cristão", de Michael D. Palmer, de filosofia cristã. Seu conteúdo riquíssimo, me forçou a lê-lo várias vezes para entender sua mensagem. Mas o que me marcou nesse livro foi a dedicatória. Nele estava escrito: "Ao meu filho, que quando da época de sua morte trágica, aos 18 anos, já conhecia profundamente o conteúdo deste livro".

Em Mateus 18.1-5, está escrito: "Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos céus? Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus. Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo". Merece a nossa atenção alguns detalhes:

1. Os discípulos perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos céus?" Jesus chama uma criança e diz: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus".

2. "A não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus". Isso não te perturba? Saber que, a menos que se torne uma criança, espontânea, ingênua, pura, inocente, grata, não poderá entrar no Reino dos Céus?

3. "Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo". Se consegue servir uma criança, estará servindo a Jesus!

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...