sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

O DIABO DO MEU EU!


Resultado de imagem para carnalidade

Quase sempre, terceirizamos nossas culpas. Somos ávidos em nos livrarmos de acusações, considerando-nos, interiormente, impecáveis. E se tivermos um bode expiatório, lhe transferimos a transgressão. No íntimo, sabemos que não resolve, mas se conseguimos adiar o juízo de Deus por algum tempo, melhor. Mas nem sempre funciona.

Nem sempre é o diabo! E eu sei que ele é o mal em pessoa, mas nem tudo é ele. A maioria das vezes, ele só observa. Vê de longe o quão mau podemos ser! Tenho certeza que a eternidade vai nos mostrar um monte de coisas que lhe demos autoria, mas que eram atos só nossos!

A explosão, a ira, o ódio, a mágoa, o rancor, a vingança, a suspeita... Satanás só se aproveita de nossas fraquezas. Ele nos descobre o ponto fraco e aí, já era! Incita-nos de diversas maneiras e nós caímos como patinho. Veja o exemplo de Adão e Eva. O primeiro casal falava diariamente com Deus e, intuitivamente, conhecia o projeto de Deus para eles, mas bastou uma conversinha com o diaboloi e eles afundaram. Duvidaram do que Deus realmente lhes dissera e acreditaram na primeira mentira da humanidade. Sabemos que o diabo foi bastante perspicaz nessa investida, mas vamos combinar que eles podiam resistir, podiam ficar com o discurso de Deus e não com a explicação do diabo. Satanás encontrou terreno fértil em seu coração. E eles caíram!

O mesmo acontece hoje em dia! Culpamos a Satanás pelos nossos pecados, mas ele só ganhou espaço nas brechas que lhe abrimos. Como escreveu C. S. Lewis: "Satanás é um psicólogo excepcional. Sabe o que faz os nossos olhos brilharem". É essa leitura que faz de nós que capacita a ser tão eficaz. Nosso corpo fala mais alto que nossa declaração de fé! Por isso, tenho medo dos cristãos que só se apresentam na coletividade, que só tem expressão de fé em público.

Não quero que pense que atuo em defesa do inimigo, numa espécie de advogado do diabo. Não é isso! Mas vejo em nós muito combustível para o que o diabo planeja incendiar. Ele tem logrado êxito contra muita gente, porque sempre encontra o que procura.

Pense comigo: se Satanás descobre que os problemas familiares lhe afastam da comunhão com a Igreja, o que acha que ele vai fazer? Você sabe a resposta, mas faço questão de escrever: ele fará com que venha uma torrente de problemas sobre você. Seus emissários não descuidarão de você um só momento! Ele tem a faca e o queijo na mão e foi você quem deu! Agora vamos imaginar o contrário disso. Vamos supor que ele saiba que você se abate com os seus problemas, mas diferente de muitos, busca consolo em Deus através da adoração, oração e comunhão e que quanto mais ele incita, você mais cheio de esperança em Deus fica. O problema que devia ser a razão de queda, tornou-se a explosão de sua fé. "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" (Tiago 4.7). "Não deis lugar ao diabo" (Efésios 4.27).

Lembro ainda das palavras de Paulo a Timóteo, em sua segunda epístola: "Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade" (2 Timóteo 2.25, 26). Até os que resistem a verdade são presas de Satanás! Quantos estão assim - escravizados, humilhados e envergonhados por esse agente do mal, simplesmente porque deram espaço demais!

Na parábola do semeador, Jesus disse: "Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram" (Mateus 13.4). Na explicação, disse: "Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho" (Mateus 13.19). Parece que o diabo faz muita coisa então. Uma atitude simples, passiva, como a de ouvir a Palavra de Deus, posso resultar numa ação diabólica. Tudo porque os que ouvem, não buscam entender e quando entendem, não a põe em prática. Resultado: Satanás arranca-lhes do coração! Terrível isso. E pensar que ficamos tão desinteressados ante a exposição das Escrituras. Não percebemos que é justamente isso que o diabo quer: uma mente que vagueia em pensamentos e retém pouco do que ouve.

"O que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um" (Mateus 13.23). Na mente dos que entendem a Palavra não há espaço para atuação diabólica. São resistentes mesmo diante dos apetitosos pratos que inimigo lhes oferece! Toda vez que a mente duvida do que Deus diz, acreditará no que diz o diabo.

Portanto, segue alguns conselhos:

- Medite diariamente nas Escrituras. Discipline-se quanto a isso. Sabemos da agitação da nossa rotina, mas aproveite as idas e vindas em seu carro ou no ônibus. Se conseguir policiar quanto a isso, vai ver que é possível!

- Tenha sempre uma passagem bíblica para relembrar enquanto realiza os seus trabalhos. Uma das formas de manter inimigo longe é submetendo-se a Deus (Tiago 4.7).

- Permita que a Palavra de Deus faça parte de seus assuntos durante o dia. Costumamos enviar frases aos amigos e postar pensamentos nas redes sociais; por que não usar o poder das Escrituras nisso também?

- Decore passagens bíblicas. Parece bobo esse hábito, mas tem um efeito poderoso naqueles que o fazem. Para exemplificar, meu avô leu a Bíblia durante toda a sua jornada cristã. Conheceu o Evangelho e passou a dedicar-se a longas horas de leitura. Fez isso até os 80 anos de idade, quando perdeu parte da visão. Eu mesmo comprei-lhe algumas bíblias com letras maiores, por fim, não serviu mais. Você acha que ele se deu por vencido? De jeito nenhum! Através da internet, passou a 'ouvir' a Bíblia. Há algum tempo, vi uma das cenas mais lindas da minha vida: com as luzes de seu quarto apagadas, pude ouvir sua voz fraca recitar o primeiro versículo de cada livro da Bíblia, de cor!

Somos vazios de Deus e a culpa é nossa! Descuidamos do primordial para dar espaço ao supérfluo. Vida rasa, distante de compromisso, andarilhos sem rumos, sendo que Deus nos deu sua palavra para que não nos perdêssemos. Somos profundos em teologia, mas rasos de vida com Deus. Somos peritos em dogmas, mas leigos na comunhão. Temos muita luz na cabeça, mas sem fogo no coração!

D. A. Carson diz que "a principal arma de Satanás é enfraquecer o testemunho dos cristãos". Ken Ham escreveu que "as igrejas estão enfraquecendo o Evangelho para não perder os fiéis". Somos os ativos no insucesso do Evangelho.

Queria poder escrever que somos as vítimas, mas não somos. Na última instância, sim, mas na primeira não. Somos a pólvora da explosão contra nós mesmos. Uma série de pecados poderiam ser evitados com o conhecimento que temos, mas não, não conseguimos conter o prazer que ele proporciona. Sabemos o que faz mal a Igreja, mas não conseguimos conter a adrenalina que é participar do oculto. Quantas vezes, comemos o que nos faz mal? Quantas vezes ingerimos o que nos prejudica? Mas o prazer é mais forte, mesmo com prejuízos. Assim também é o pecado. Gosto da descrição de Lewis sobre a tentação e o tentador. Em seu livro Cartas do diabo a seu aprendiz, ele escreve: "O tentador se apresenta vestido de branco, com um jaleco escrito 'professor de teologia'. Na mão, um delicioso bolo de chocolate com cobertura de chantilly e muito açúcar. Prove o primeiro pedaço e você terá lhe dado o espaço que precisa". Isso é trágico!

Douglas Gonçalves disse que "Satanás não está preocupado em fazê-lo pecar. Ele sabe que todas as vezes que pecamos e corremos para a cruz, somos perdoados em Cristo. O que Satanás quer é que joguemos o tempo fora e, para isso, ele nos enche com entretenimento, uma enorme quantidade e diversidade deles, e aí, de tanto nos divertir, cansamos e já não resta mais tempo para o sério da vida cristã". Ninguém está aqui dizendo que você não pode ter seus momentos de lazer, desde que faça isso para a glória de Deus. Há tanto para nos ensinar, que só eternidade será suficiente para isso.

Vejo tanta instrução na lei de Deus e sei que muitos pensam que é só um conjunto de um monte de coisas que você não pode fazer. Não vejo assim, nem nunca acreditei assim. Por exemplo, quando Deus deu o decálogo ao povo de Israel e que serve de parâmetro para todos os povos da terra, acha mesmo que era só isso que ele estava dizendo? Acha mesmo que é só pecados que você não deve cometer? Permita-me explicar. Quando Deus disse: "Não terás outros deuses além de mim" (Êxodo 20.3), também queria dizer: "Não ponha nada em meu lugar!" Quando disse: "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra" (Êxodo 20.4), também queria dizer: "Aprenda a lidar com um Deus que é espírito e invisível". Quando disse: "Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão" (Êxodo 20.7), também queria dizer: "Faça valer a sua palavra". Quando disse: "Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo" (Êxodo 20.8), também queria dizer: "Administre bem o seu tempo". Quando disse: "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá" (Êxodo 20.12), também queria dizer: "Seja um filho exemplar". Quando disse: "Não matarás" (Êxodo 20.13), também queria dizer: "Preserve toda forma de vida". Quando disse: "Não adulterarás" (Êxodo 20.14), também queria dizer: "Invista em seu casamento". Quando disse: "Não furtarás" (Êxodo 20.15), também queria dizer: "Respeite o que é do outro". Quando disse: "Não darás falso testemunho contra o teu próximo" (Êxodo 20.16), também queria dizer: "Fale sempre o que é bom e verdadeiro". Quando disse: "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença" (Êxodo 20.17), também queria dizer: "Seja grato pelo que tem e vá viver sua vida". Percebeu? Não é uma lista de coisa que não podemos fazer, mas uma lista de coisa que podemos e devemos fazer. Não é o que diz a doutrina, mas o que está por trás da doutrina.

O básico da vida cristã é o mais essencial. O que muitos desprezam por ser simples demais é o que torna a vida cristã em vida cristã. Ainda me assusta ver cristãos que repelem toda prática cristã. Não consigo aceitar isso! Repito: o básico é o mais essencial!

Termino por onde comecei: quase sempre, terceirizamos nossas culpas. Se formos honestos, veremos que a culpa é nossa. Perdemos a motivação quando deixamos de olhar o Cristo. Perdemos a graça quando degustamos o pecado. Uma irmã, contando o modo de se prevenir das fofocas na igreja, disse-me: "Chego depois do início do culto e saio antes de terminar". Uau! Será? Eu disse-lhe: "Também nunca mais ganha um abraço, um beijo, e outro tanto que só a vida em comunidade pode dar".

Por isso, para não ser mais vítima, aconselho:

- Assuma a responsabilidade de sua vida hoje. Não terceirize mais! Não viva pela piedade dos outros.

- Discirna os espaços que inimigo tem alcançado em sua vida e extermine-os agora.

- Fuja de toda espiritualidade fácil. Vida com Deus é simples, mas isso não quer dizer que é fácil. Ser cristão é simples, mas é sério!

- Volte ao básico da vida cristã. Oração, Palavra, jejum, comunhão - não parece atraente, mas os efeitos são poderosos.

Nenhum comentário:

LIVRE, MAS LIMITADO

Você é livre, é verdade. Inteiramente livre. Profundamente livre. É livre como nunca foi. Mas ainda que sejamos livres para fazer o que quis...